Ictiofauna e pesca no entorno de Penedo, Alagoas

Autores

  • Emerson Carlos Soares Universidade Federal de Alagoas
  • Arthur Murilo da Silva Sousa Bruno Universidade Federal de Alagoas
  • Jonatha Melo Lemos Universidade Federal de Alagoas
  • Robson Batista dos Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2011v24n1p61

Resumo

No baixo São Francisco, por intermédio de 28 meses de dados coletados, já é possível observar o cenário da pesca nesta região. A produção pesqueira é representada por cerca de 22 espécies, das quais cinco espécies são as mais comuns, Prochilodus argenteus, Leporinus spp., Anchoviella vaillantii, Centropomus sp. e Eugerres brasilianus. A frota pesqueira atuante na região é totalmente artesanal, composta por canoas a motor em grande maioria utilizando as malhadeiras como arte de pesca mais comum. A CPUE (Captura por Unidade de Esforço) variou entre 2,5kg/pescador/dia a 4,5kg/pescador/dia durante os três anos analisados.

Biografia do Autor

Emerson Carlos Soares, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Engenharia de Pesca - UFRPE (2000), Mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/INPA (2002) e Doutor em Biotecnologia - UFAM/CBA (2005). Trabalhou no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis/IBAMA e no projeto ProVárzea/IBAMA - Estatística pesqueira. Desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de Piscicultura (manejo, alimentação e nutrição de peixes), gestão e uso dos recursos pesqueiros (estatística) e ictiologia aplicada a aquicultura. É professor Adjunto - Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Bolsista de pós-doutorado da CAPES- Instituto Oceanográfico de Vigo-Espanha.

Arthur Murilo da Silva Sousa Bruno, Universidade Federal de Alagoas

Graduando de Engenharia de Pesca - Universidade Federal de Alagoas – Bolsista de iniciação cientifica UFAL/CNPq (2009- 2011), pesquisador junior do projeto Estatística pesqueira no Baixo São Francisco.

Jonatha Melo Lemos, Universidade Federal de Alagoas

Graduando de Engenharia de Pesca, fazendo parte da equipe do projeto Estatística pesqueira no baixo São Francisco.

Robson Batista dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduando de Engenharia de Pesca - Universidade Federal de Alagoas – Bolsista Trabalho da UFAL/PROEX, atualmente realizando atividades de estudos e investigação cientifica na Universidade de Algarve-Portugal. Área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca. Experiência no cultivo de Tilápia do nilo, Tilápia vermelha e tambaqui em viveiros escavados.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Artigos