Fenologia de espécies arbóreas em um fragmento florestal localizado no Extremo Oeste de Santa Catarina

Autores

  • Edilvane Inês Zonta Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Dias de Oliveira Universidade Comunitária Regional de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2015v28n4p61

Palavras-chave:

Fenologia reprodutiva, Queda foliar, Sazonalidade

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar os padrões fenológicos da sinúsia arbórea de um fragmento florestal localizado no município de São Miguel do Oeste, SC, e sua relação com as variáveis climáticas. Os eventos fenológicos foram avaliados através do número de espécies na fenofase e do índice de intensidade de Fournier, de outubro de 2012 a outubro de 2013. Foram monitorados indivíduos de 20 espécies arbóreas pertencentes a 13 famílias botânicas quanto às fenofases de brotamento, folhas adultas, queda foliar, flores em antese, frutos imaturos e frutos maduros. Utilizou-se o índice de Morisita padronizado para testar a sazonalidade das fenofases e a correlação de Spearman para avaliar a possível relação das fenofases com a temperatura e a precipitação. A queda foliar foi sazonal e teve uma forte correlação inversa com a temperatura. O brotamento e a floração apresentaram sazonalidade e maior intensidade em setembro. Frutos maduros e imaturos foram registrados em diferentes momentos ao longo do ano. O desencadeamento das fenofases apresentou correlação com a temperatura, principalmente das fenofases vegetativas.

Biografia do Autor

Edilvane Inês Zonta, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus de São Miguel do Oeste/SC, pós-graduanda MBA Gestão Ambiental na Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, Campus de Chapecó/SC. Área de concentração: Ecologia vegetal.

Adriano Dias de Oliveira, Universidade Comunitária Regional de Chapecó

Mestre e Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do SUl - UFRGS, professor adjunto da Universidade Comunitária Regional de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA).

Downloads

Publicado

2015-08-10

Edição

Seção

Artigos