Efeito da temperatura de estocagem sobre o poder infectante do vírus da rinotraqueíte infecciosa bovina

Autores

  • Veridiana Munford Seção de Biologia Celular - Instituto Biológico
  • Isabela Cristina Simoni Seção de Biologia Celular - Instituto Biológico

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de estudar a suscetibilidade de duas linhagens celulares renais, uma de bovino (GBK) e outra de coelho (RK13), ao herpes-vírus bovino 1 (BHV-1 = vírus da rinotraqueíte infecciosa bovina - IBR) e verificar a sua viabilidade a baixas temperaturas. O BHV-1, quando estocado a -80ºC e a -20ºC, manteve sua infectividade em ambas as linhagens celulares, durante o período avaliado de 3 meses, embora o título apresentado pelas amostras estocadas a -20ºC tenha sido menor que o observado nas amostras estocadas a -80ºC. Suspensões virais, acrescidas de glicerina e congeladas a -20ºC, mostraram títulos próximos aos observados em amostras congeladas a -80ºC, sem glicerina. Quando estocadas a 4ºC, as amostras provenientes de passagens em células GBK permaneceram viáveis por até 44 dias, enquanto que aquelas procedentes de células RK13 mantiveram-se viáveis por 32 dias. Além disso, constatamos que a linhagem GBK é mais suscetível ao BHV-1 do que a linhagem RK13 independente da temperatura em que o vírus foi estocado.

Biografia do Autor

Veridiana Munford, Seção de Biologia Celular - Instituto Biológico

Bacharel com Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro, Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Isabela Cristina Simoni, Seção de Biologia Celular - Instituto Biológico

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador científico do Instituto Biológico.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1996-01-01

Edição

Seção

Artigos