Estudo morfológico de hemipênis de Philodryas aestivus (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) (Serpentes, Colubridae, Xenodontinae)

Autores

  • Fernanda Maurer D'Agostini Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS
  • Lize Helena Cappellari Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS
  • Maria Cristina dos Santos-Costa Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS

Resumo

Este trabalho constitui-se em uma descrição e análise morfolgica do hemipênis de Philodryas aestivus. Foram examinados 8 hemipênis abrangendo quase a totalidade da distribuição da espécie. O órgão é bilobado, semicaliculado e semicapitado, com sulco espermático bifurcado na região proximal, ocorrendo uma variação quanto ao número de fileiras dos espinhos grandes dispostos na lateral do corpo do hemipênis.

Biografia do Autor

Fernanda Maurer D'Agostini, Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Especialização em Sistemática e Biodiversidade animal pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora-colaboradora na Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Joaçaba.

Mais informações no Currículo Lattes.

Lize Helena Cappellari, Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul, Mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Universidade da Região da Campanha.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Cristina dos Santos-Costa, Museu de Ciências e Tecnologia - PUCRS

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos