Experimentally induced disruption of the diurnal rhythm of body temperature of the rat
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Embora seja sabido que a temperatura corpórea dos mamíferos pode ser afetada temporariamente por perturbações ambientais e pela administração de agentes farmacológicos, pouco se sabe a respeito de perturbações duradouras do ritmo diurno da temperatura corpórea (RDT). No presente estudo, o RDT de ratos Long–Evans permaneceu inalterado sob condições de escuridão continua bem como após diversos tratamentos que não afetaram o RDT significativamente incluem confinamento por 24 h, e injeção alimentar, indução de hipotermia, inalação de éter, e injeção intraperitoneal de quetamina/xilazina, etanol, propranolol, ou levedo. Apenas dois tratamentos causaram perturbações duradouras (4-5 dias) do RDT: cirurgia abdominal e administrativa aguda de paraclorofenilalanina. Um mecanismo comum da ação desses dois tratamentos não foi identificado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY