Aspectos históricos e conceituais da etnoornitologia.

Autores

  • Gilmar Beserra de Farias Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória
  • Ângelo Giuseppe Chaves Alves Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Biologia/Área de Ecologia

Resumo

A etnoornitologia descreve e analisa os conhecimentos e as práticas das populações locais, permitindo uma compreensão das relações entre humanos e aves. Realizou-se uma revisão histórica sobre etnoornitologia, com o objetivo de descrever e organizar o conhecimento etnoornitológico, bem como identificar fases no desenvolvimento deste campo de pesquisas no Brasil. A etnoornitologia surgiu na década de 1880 em trabalhos de inventários das espécies de aves, nomes vernáculos, usos, significados e histórias, evoluindo para estudos mais abrangentes. No Brasil, ela foi caracterizada pela fase dos inventários e pela fase multidisciplinar. Diversos campos do conhecimento formal auxiliaram no desenvolvimento da etnoornitologia, tais como antropologia, taxonomia, mitologia, história, etimologia, bioclimatologia, semiótica, morfologia e ecologia, contribuindo para relativizar os limites entre as ciências naturais e as sociais.

Biografia do Autor

Gilmar Beserra de Farias, Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Especialização em Ensino de Ciências e Biologia e Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações no Currículo Lattes.

Ângelo Giuseppe Chaves Alves, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Biologia/Área de Ecologia

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Pós-Doutorado em Ciência do Solo (com pesquisa em Etnoecologia/Etnopedologia) na Univeridade Técnica de Lisboa.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Artigos