Contribuição ao conhecimento de Phrynops hilarii (Duméril & Bibron, 1835) (Testudines, Chelidae) em área de restinga no estado de Santa Catarina, Sul do Brasil.

Autores

  • Marcos Adriano Tortato Pós-Grduação em Ecologia e Conservação (UFPR); CAIPORA – Cooperativa para Conservação da Natureza

Resumo

Estudos sobre ecologia de Phrynops hilarii em vida livre são escassos e inexistentes em Santa Catarina. Entre julho de 2004 e dezembro de 2005 foi desenvolvido um estudo na restinga do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, obtendo-se cinco registros de ovipostura, predação de ovos por Tupinambis merianae e o mensuramento de 13 espécimes adultos. De maneira geral, os resultados obtidos corroboram e/ou adicionam informações para o entendimento da biologia de P. hilarii, especialmente para área de restinga.

Biografia do Autor

Marcos Adriano Tortato, Pós-Grduação em Ecologia e Conservação (UFPR); CAIPORA – Cooperativa para Conservação da Natureza

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestrado em Ecologia Conservação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é sócio da empresa TIGRINUS Equipamentos para Pesquisa Ltda., cooperado da CAIPORA Cooperativa Para Conservação da Natureza e pesquisador associado da EMBRAPA Florestas.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2007-01-01

Edição

Seção

Comunicações Breves