Percepção entomológica por docentes e discentes do município de Santa Cruz do Xingu, Mato Grosso, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n2p153Abstract
Este trabalho objetivou identificar e interpretar a percepção entomológica de alunos e professores residentes em Santa Cruz do Xingu, região do Médio Araguaia. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas em dezembro de 2006 com alunos e professores dos ensinos fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos em dezembro de 2006, no Município de Santa Cruz do Xingu, Mato Grosso. Dos seres vivos percebidos como “insetos” por todos os entrevistados, 82,75% pertenceram à Classe Insecta, as demais citações foram pertencentes ao Reino Fungi e a outras Classes do Reino Animalia (Amphibia, Arachnida, Chilopoda, Diplopoda, Gastropoda, Mammalia e Reptilia). Os “insetos” foram definidos, como bichos pequenos, nojentos ou perigosos. Em contato com os “insetos”, 76% dos entrevistados admitiram matá-los e a maior razão para tal reação foi o dano psicológico causado pela presença destes animais (65%). Para 78% dos entrevistados, os “insetos” foram seres sem importância positiva. Devido ao pouco conhecimento sobre os seus aspectos positivos, a percepção dos “insetos” por alunos e professores residentes da região de Santa Cruz do Xingu está relacionada, principalmente, à atribuição de qualidades negativas a estes animais, provocando reações de agressividade contra os “insetos” assim que percebidos no ambiente.
Downloads
Published
Issue
Section
License
After the electronic publication of the manuscript, the authors are entitled, without any restriction, on its contents.
License Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY
Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.