Efeito do fracionamento do exercício sobre o metabolismo de repouso, a utilização de lipídios, e a termogênese induzida pela alimentação

Autores

  • Jorge Roberto Perrout de Lima NUPEMH - FAEFID - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
  • Attila Jozsef Flegner Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Emerson Silami-Garcia Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste estudo foi avaliado o gasto energético diário e o percentual de calorias provenientes da oxidação de lipídios nas condições: sem exercícios (SE), com exercício realizado em uma sessão diária (1S) e com exercício realizado em três sessões diárias (3S). Foi usado o método de calorimetria indireta de circuito aberto, com medidas a cada hora, durante 13 horas. Nas três condições foi servida a mesma dieta e os indivíduos foram mantidos em repouso. O gasto energético e a utilização de lipídios se apresentaram significativamente mais elevados nos dias em que foram realizados os exercícios do que nos dias sem exercícios. Não houve diferença significativa entre o gasto energético ou a termogênese induzida pela alimentação nas condições com exercício. Concluiu-se que a realização de 3 sessões de exercícios de curta duração podem substituir uma sessão mais prolongada, no que diz respeito aos seus efeitos sobre o gasto energético e a utilização de lipídios em repouso.

Biografia do Autor

Jorge Roberto Perrout de Lima, NUPEMH - FAEFID - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor associado e Coordenador de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Mais informações no Currículo Lattes.

Attila Jozsef Flegner, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado pela Vanderbilt University e Doutorado pela Vanderbilt University. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações no Currículo Lattes.

Emerson Silami-Garcia, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação Física pela University of Colorado e Doutor em Fisiologia do Exercício pela Florida State University.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Artigos