Análise quantitativa de bactérias heterotróficas. Estudo preliminar em bivalves (Brachidontes darwinianus) e na água da Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC - Brasil

Autores

  • Tereza Cristina P. Barbosa Departamento de Biologia - CCB/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A concentração bacteriana em mariscos - Brachidontes darwinianus - e na água da Lagoa da Conceição foi aqui estudada. As amostras de água coletadas em fevereiro de 1988 apresentaram o maior número de bactérias heterotróficas. A análise dos bivalver mostra que na água intervalvar e na massa digestiva a concentração bacteriana é variável. O maior número de bactérias foi observado no corpo do animal, e os altos valores também são observados em fevereiro, como na água. As fortes concentrações de bactérias na água e no animal coincidem com o período de maior afluxo turístico na região. Análises complementares se fazem necessárias, entretanto sugere-se extrapolar o estudo para outros animais filtradores; B. darwinianus começou a escassear na Lagoa da Conceição.

Biografia do Autor

Tereza Cristina P. Barbosa, Departamento de Biologia - CCB/UFSC

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Hidroecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Oceanografia Biológica Poluição Microbiana pela Université de Bretagne Occidentale, Doutorado em Oceanografia Biológica Poluição Microbiana pela Université de Bretagne Occidentale e Pós-Doutorado pela Université de Paris VI - Station Biologique de Roscoff. Atualmente é Trabalho Voluntário da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

1991-01-01

Edição

Seção

Artigos