Artérias da bolsa cloacal de galinhas (Gallus gallus) da linhagem Hybro PG
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n4p153Resumo
A pesquisa baseou-se no estudo da origem, número e ordenação dos vasos arteriais e seus ramos os quais irrigam a bolsa cloacal de 30 galinhas (Gallus gallus) da linhagem Hybro PG. Inicialmente, foi injetada, na artéria isquiática dos exemplares, uma solução aquosa a 50% de Neoprene Látex 450 e, posteriormente, realizada a dissecação. Os resultados evidenciaram a participação das artérias pudendas interna esquerda e direita e bursocloacal, em todos os animais estudados, variando apenas o número e a ordenação de seus ramos. Houve também vasos oriundos das artérias caudal mediana (23%) e pudenda externa esquerda (3,33%). O número total de ramos variou de um a quatro e sua distribuição seguiu de forma singular para cada exemplar.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY