Morfometria do timo de coelhos Nova Zelândia branco tratados com gentamicina
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n3p143Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar a morfometria da cortical e medular dos lóbulos tímicos individualizados de coelhos da raça Nova Zelândia Branco pela determinação da área (µm2), perímetro (µm), diâmetro máximo (µm), diâmetro mínimo (µm) e fator de forma. Deste modo, o timo de dez coelhos tratados com gentamicina e dez controles (machos e fêmeas) foram histologicamente processados. A dose de gentamicina utilizada e o tempo de administração deste aminoglicosídeo foram adequados e condizentes à recomendação terapêutica. Este antibiótico não alterou a morfometria deste órgão e não foi imunodepressor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY