Flora do Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco, Brasil: Boraginaceae sensu lato
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2012v25n4p109Resumo
A família Boraginaceae Juss. engloba plantas herbáceas a arbóreas, ramos portando folhas alternas a subopostas, flores bissexuadas, actinomorfas, com ou sem brácteas, e frutos drupáceos ou esquizocárpicos. Este trabalho consiste no estudo taxonômico de Boraginaceae sensu lato no Parque Nacional do Catimbau, no semiárido do estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Foram registrados cinco gêneros e 12 espécies: Cordia L., Euploca Nutt., Heliotropium L. e Tournefortia L., com duas espécies cada, e Varronia P.Br., com quatro espécies. Foram elaboradas descrições, ilustrações e chaves para separação das espécies, e foram apresentados dados da distribuição geográfica e dos habitats das espécies encontradas na área de estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY