Humanismo, Ciência e Democracia: Os princípios que nortearam a transição para o novo modelo de assistência aos portadores de sofrimento psíquico

Conteúdo do artigo principal

Paulo Delgado

Resumo

Agradeço aos organizadores do 1° Congresso Brasileiro de Saúde Mental o convite e a oportunidade para vir aqui falar a respeito do que penso sobre a reorientação do modelo assistencial brasileiro em saúde mental. Gostaria de dizer a todos que considero-me um usuário da lei, não seu proprietário. E situo o debate sobre a reforma psiquiátrica brasileira, seus desafios, avanços e recuos, pelo lado mais adequado que é o da humanidade e seus direitos, para as pessoas portadoras de sofrimento mental. Não sou técnico, psiquiatra, psicólogo, psicanalista, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, auxiliar de enfermagem, gestor. Sou candidato a paciente e, enlouquecido, quero ser tratado no serviço aberto.

Detalhes do artigo

Como Citar
DELGADO, Paulo. Humanismo, Ciência e Democracia: Os princípios que nortearam a transição para o novo modelo de assistência aos portadores de sofrimento psíquico. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 24–33, 2011. DOI: 10.5007/cbsm.v1i1.68424. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68424. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
Artigos originais