O cuidado à família em sofrimento com psicose na atenção primária é possível? Relato de experiência exitosa no Alto Sertão Paraibano

Conteúdo do artigo principal

Ana Carolina de Souza Pieretti
Cícero Abdon Malheiro Gomes

Resumo

O cuidado em saúde mental ainda é um desafio para a atenção primária. Este artigo objetiva discutir as contribuições de conceitos como acolhimento, vínculo e de algumas ferramentas de abordagem familiar na prática da atenção primária à saúde mental a partir da vivência em uma Unidade de Saúde da Família (USF) do sertão paraibano. Partiu-se do referencial da clínica ampliada para o cuidado à saúde de uma família na qual o transtorno psicótico exerce importante papel de sofrimento. A fim de potencializar o conhecimento sobre a estrutura familiar e entender como são as relações entre as pessoas da família, lançou-se mão de algumas ferramentas de abordagem familiar para auxílio nesta situação. A Estratégia de Saúde da Família pode cumprir um importante papel no cuidado em saúde mental, neste caso a partir da incorporação de práticas da clínica ampliada a fim de garantir a integralidade do cuidado.

Detalhes do artigo

Como Citar
PIERETTI, Ana Carolina de Souza; GOMES, Cícero Abdon Malheiro. O cuidado à família em sofrimento com psicose na atenção primária é possível? Relato de experiência exitosa no Alto Sertão Paraibano. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 81–93, 2013. DOI: 10.5007/cbsm.v5i12.68576. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68576. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Ana Carolina de Souza Pieretti, universidade federal de campina grande

Médica generalista, professora de saúde da família no curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, mestranda em Saúde da Família pela Fiocruz.

Cícero Abdon Malheiro Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

Estudante de graduação de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras.