O Empowerment como Estratégia de cuidado à família de pessoas em sofrimento mental

Conteúdo do artigo principal

Patricia Anjos Lima Carvalho
Edite Lago da Silva Sena
Viviane dos Santos Souza

Resumo

O estudo revela a promoção do empowerment como estratégia de cuidado aos familiares de usuários de serviços de saúde, integrantes de um Grupo de Ajuda Mútua, à luz da filosofia de Merleau-Ponty. A pesquisa objetivou descrever percepções de cuidado que contribuem para o empowerment de familiares de pessoas em sofrimento mental. A metodologia baseou-se na analítica da ambiguidade, que permitiu a análise dos dados empíricos descritos por meio de entrevista não diretiva com dez familiares de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial tipo II, no ano de 2010. Na análise emergiram cinco categorias, das quais o presente texto destaca uma: a passagem da cidadania invisível ao empowerment possível. As descrições mostraram-se relevantes por desvelar que o  cuidado, na perspectiva do empowerment, envolve a garantia do respeito mútuo e a construção coletiva de caminhos que favorecem a superação e transformação das situações vividas e do olhar a crise como possibilidade. Assim, o eu posso aparece como caminho para familiares e usuários dos serviços de saúde mental tornarem-se mais autônomos e partícipes do processo de cuidar.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, Patricia Anjos Lima; SENA, Edite Lago da Silva; SOUZA, Viviane dos Santos. O Empowerment como Estratégia de cuidado à família de pessoas em sofrimento mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 87–103, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i13.68597. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68597. Acesso em: 16 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Patricia Anjos Lima Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente é professora assistente do curso de Enfermagem da UESB. Mestre em Enfermagem e Saúde pela UESB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: álcool e outras drogas, reforma psiquiátrica, saúde mental, sofrimento mental e família.

Edite Lago da Silva Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989). Mestrado em Enfermagem com Área de Concentração em Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO (1997). Doutorado em Enfermagem - área de Concentração em Filosofia, Saúde e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2006). Atualmente é Professora Titular A da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, Curso de Graduação em Enfermagem, Departamento de Saúde-DS; programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase nas sub-áreas da Enfermagem: Saúde Mental, Gerontologia e Geriatria.

Viviane dos Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2009). Especialização em Saúde Mental pela UESC (2011). Mestrado em Enfermagem e Saúde, com área de concentração em Saúde Publica, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGES/UESB) (2011). Atualmente é professora substituta do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/CAT/UFBA) e membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental da UESC, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental da UESB: Loucos por Cidadania, e do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade da UESB. Atua principalmente nas seguintes áreas: Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental; Atenção ao Usuário de Substâncias Psicoativas; Saúde da Família; Saúde Coletiva; Extensão Universitária.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)