Acolhimento da pessoa em sofrimento mental na atenção básica para além do encaminhamento

Conteúdo do artigo principal

Marcella Alves Anjos
Patricia Anjos Lima de Carvalho
Edite Lago da Silva Sena
Roseli Maria Cardoso Ribeiro

Resumo

Estudo qualitativo, que objetivou compreender os limites e as possibilidades de acolhimento à pessoa em sofrimento mental na atenção básica, na concepção de profissionais da Equipe de Saúde da Família. O estudo foi realizado no ano de 2012, por meio de entrevistas semiestruturada com cinco profissionais de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município do interior da Bahia, após aprovação pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, sob o protocolo nº 13362. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo, da qual emergiram as seguintes categorias: saúde-doença mental como resultante de alterações nas funções mentais; dificuldades para o acolhimento da pessoa em sofrimento mental na ESF; a inserção de ações de saúde mental e o acolhimento da pessoa em sofrimento mental na ESF. Os resultados demonstraram uma concepção de saúde-doença mental relacionada às alterações das funções mentais; revelaram que as principais dificuldades para o acolhimento da pessoa em sofrimento mental na ESF são a falta de capacitação, de apoio matricial e de medicamentos; e, mostraram a necessidade da inserção de ações de saúde mental na ESF para que a pessoa em sofrimento mental possa ser acolhida. Nessa perspectiva, o acolhimento da pessoa em sofrimento mental deve ocorrer em qualquer serviço de saúde, e, não apenas em unidades especializadas, o que implica na abertura das equipes que atuam na atenção básica para o planejamento e implementação de práticas de cuidado em saúde mental em seu âmbito de atuação.

Detalhes do artigo

Como Citar
ANJOS, Marcella Alves; CARVALHO, Patricia Anjos Lima de; SENA, Edite Lago da Silva; RIBEIRO, Roseli Maria Cardoso. Acolhimento da pessoa em sofrimento mental na atenção básica para além do encaminhamento. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 27–40, 2015. DOI: 10.5007/cbsm.v7i16.68636. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68636. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Marcella Alves Anjos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Psicóloga. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).                

Patricia Anjos Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da UESB.

Edite Lago da Silva Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UESB.

Roseli Maria Cardoso Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem e Saúde. Professora Auxiliar do Curso de Enfermagem da UESB.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)