Oficinas terapêuticas e produção de vínculo em CAPS AD

Conteúdo do artigo principal

Virgínia Lima dos Santos Levy

Resumo

Considerando a importância de que as práticas ofertadas na Saúde Mental possam ser efetivamente terapêuticas, este artigo traz o relato de experiências com oficinas terapêuticas ocorridas entre os anos de 2010 e 2014 em um CAPS AD (a Oficina de “Cinema” e a Oficina “de Jogos”). A partir de tais vivências, foi possível refletir sobre o processo de surgimento e implantação de oficinas, enquanto processo que deve auxiliar no incentivo à autonomia do usuário, preconizado pelas Políticas Públicas. Mais do que propor atividades específicas, o profissional deve ter a vinculação com o usuário como enfoque, devendo atrelar o seu trabalho ao perfil da população presente, permitindo que não seja apenas a sua experiência profissional e/ou o seu referencial teórico, mas que sejam as demandas dos usuários o que guia o processo de tratamento, incluindo as oficinas. 

Detalhes do artigo

Como Citar
LEVY, Virgínia Lima dos Santos. Oficinas terapêuticas e produção de vínculo em CAPS AD. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 97–106, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i19.69020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69020. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Número Temático: A terapêutica e a natureza do terapêutico
Biografia do Autor

Virgínia Lima dos Santos Levy, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Aluna do curso de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Universidade Federal de Santa Catarina.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)