Saúde Mental e economia solidária: pesquisa cartográfica em um dispositivo clínico-político

Conteúdo do artigo principal

Ariadna Patricia Estevez Alvarez
Cláudia Elizabeth Abbês Baêta Neves
Claudia Osorio da Silva

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre o encontro entre as políticas de saúde mental e de economia solidária tomando uma experiência de campo de uma pesquisa de mestrado em uma oficina de trabalho e geração de renda. O método da pesquisa utilizado foi a cartografia, através da qual se acompanhou semanalmente um grupo na rede pública de saúde mental do município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, por um período de um ano. O estudo buscou investigar que processos de trabalho e produção de saúde são ativados na oficina. E neste artigo, problematizou-se se ela se configuraria como um dispositivo clínico-político. Apontou-se que a geração de renda, a produção de saúde, o processo de trabalho, a atividade e a clínica são cinco dos principais vetores que atravessam um campo comum: a oficina. Os riscos e as potências que cada um destes vetores traz, assim como algumas das intervenções da pesquisa, são apresentados neste artigo. 

Detalhes do artigo

Como Citar
ALVAREZ, Ariadna Patricia Estevez; ABBÊS BAÊTA NEVES, Cláudia Elizabeth; OSORIO DA SILVA, Claudia. Saúde Mental e economia solidária: pesquisa cartográfica em um dispositivo clínico-político. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 22, p. 124–144, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i22.69028. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69028. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Relato de experiência profissional ou de serviços
Biografia do Autor

Ariadna Patricia Estevez Alvarez, Fundação Oswaldo Cruz / Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Psicóloga graduada pela UFF (2007). Foi bolsista graduação-sanduíche (CAPES) na Universidade de Maryland (2005). Atuação profissional na área de saúde mental e gestão pública. Foi Assessora Técnica de trabalho, geração de renda e cultura na Coordenação de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro e tem experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase nos seguintes temas: trabalho, saúde mental e políticas públicas de saúde.Atua na Fundação Oswaldo Cruz como professora-pesquisadora desenvolvendo cursos para trabalhadores da área da saúde, principalmente da saúde mental, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.

Cláudia Elizabeth Abbês Baêta Neves, Universidade Federal Fluminense / Departamento de Psicologia.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1991), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). É professora Associado II da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Psicologia, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu - mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de subjetividade, micropolítica, política pública de saúde, formação profissional em saúde e educação.

Claudia Osorio da Silva, Universidade Federal Fluminense / Departamento de Psicologia.

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2002). Atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, lecionando disciplinas da área de psicologia do trabalho. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde do trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, formação de trabalhadores da saúde, vigilância em saúde do trabalhador, processo de trabalho em saúde, subjetividade e trabalho. Pesquisador do grupo de trabalho : Modos de vida e trabalho, na ANPEPP