A clínica psicológica no contexto das Políticas de Saúde Mental no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Magda do Canto Zurba

Resumo

Este trabalho se propõe a refletir com o leitor aspectos do cuidado terapêutico ao paciente. Tais aspectos orientam os rumos da reforma psiquiátrica no Brasil. Problematizamos a clínica psicológica no contexto das políticas de saúde mental no Brasil, percebendo suas interfaces com as ações dos outros profissionais. Atrelada às questões políticas e de mercado, a clínica psicológica passou muitos anos associada à prestação de serviços para elites, pois eram estas as pessoas que poderiam pagar pelos serviços prestados. Ainda hoje, mesmo após o advento do SUS, a maior parte das ações dos psicólogos, são atividades interdisciplinares e não as atividades clínicas. Ainda quando estas ocorrem, são na maior parte das vezes ações clínicas de apoio e não baseadas no recurso psicoterápico. Psicoterapia é uma estratégia específica de atenção psicológica, entendida na saúde mental como um recurso de média complexidade, auxiliando o paciente a pensar sobre si mesmo e seus processos de escolha. A psicoterapia é uma ferramenta de emancipação e desenvolvimento de cidadania, que promove auto-reflexão e crescimento, evita violência doméstica, suicídios e homicídios, além de ser umas das ferramentas mais importantes na história da psicologia clínica que poderia colaborar efetivamente com a implantação de um novo modelo de saúde mental no Brasil. Entendemos que um caminho sólido em direção à consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil implicaria na inclusão de psicólogos na equipe mínima da ESF, bem como na inclusão do recurso psicoterápico na atenção primária.

Detalhes do artigo

Como Citar
ZURBA, . do C. A clínica psicológica no contexto das Políticas de Saúde Mental no Brasil. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 7, n. 16, p. 86–94, 2015. DOI: 10.5007/cbsm.v7i16.69030. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69030. Acesso em: 27 jan. 2023.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Magda do Canto Zurba, UFSC

Pesquisadora, psicóloga e professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutora em Psicologia Social (PUC-SP), Doutora em Educação (UFSC-SC), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS-RS).