O cuidado em saúde mental: caminhos possíveis na rede de atenção psicossocial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo objetivou apresentar reflexões sobre o tema cuidado em saúde mental. Será discutido o conceito de clínica ampliada e a trajetória da psicopatologia, perpassando sua posição tradicional, como entidade que estuda os transtornos mentais e intervém através das práticas curativas, até sua posição crítica, onde promove uma nova forma de pensar o cuidado com pessoas em sofrimento psíquico. Muitos desenhos do cuidado já foram pensados e planejados. Todavia, os diversos olhares transbordam na prática e iluminam os desencontros epistemológicos. Os caminhos possíveis neste cenário onde tantas perspectivas se entrelaçam e se chocam são, em alguns momentos, invisíveis, mas estão lá, à espreita de uma oportunidade para tomar conta do espaço. Neste sentido, faz-se necessário pensarmos em premissas para que os conflitos epistemológicos e práticos não absorvam o cuidado em saúde mental à um lugar ineficaz e perigoso.
Detalhes do artigo
Como Citar
TRAJANO, Mariana Peres; BERNARDES, Suela Maiara; ZURBA, Magda do Canto. O cuidado em saúde mental: caminhos possíveis na rede de atenção psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 20–37, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i25.69600. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69600. Acesso em: 21 fev. 2025.
Edição
Seção
3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.