O consumo de álcool e outras drogas na atenção primária

Conteúdo do artigo principal

Ana Izabel Oliveira Lima
Magda Dimenstein

Resumo

Objetivo: mapear casos de uso abusivo de álcool e outras drogas na população atendida por equipes da Estratégia de Saúde da Família em uma capital do nordeste brasileiro. Utilizamos questionário socioeconômico e o Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test. Resultados: 406 moradores constituíram a população da pesquisa. Desses, 27,8% são homens e 72,2% mulheres, das quais 56% têm entre 20 e 39 anos, são donas de casa, têm relacionamento estável e consumidoras de tabaco (37,6%), maconha (13%) e principalmente álcool (57%). Diante disso, apontamos a necessidade de fundamentar de forma consistente uma abordagem nas questões de uso de álcool e drogas que leve em consideração as questões de gênero.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIMA, A. I. O.; DIMENSTEIN, M. O consumo de álcool e outras drogas na atenção primária. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 26, p. 46-65, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i26.69044. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69044. Acesso em: 27 set. 2022.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Ana Izabel Oliveira Lima, Universidade Potiguar

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Potiguar - Laureate International Universities.

Magda Dimenstein, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFRN. Bolsista PQ1B do CNPq.