Saúde mental no território: reflexões sobre agenciamentos possíveis na relação coma residência terapêutica

Conteúdo do artigo principal

Érika Vanêssa Soares Freire
http://orcid.org/0000-0002-7795-8378
Barbara Eleonora Bezerra Cabral
http://orcid.org/0000-0002-7941-5633

Resumo

A Residência Terapêutica compõe a Rede de Atenção Psicossocial, sendo uma estratégia de desinstitucionalização. Seus moradores devem receber apoio dos pontos de atenção de caráter territorial e comunitário, como os Centros de Atenção Psicossocial e Equipes da Estratégia Saúde da Família. Frente à escassez de discussões sobre esse dispositivo em um município do sertão baiano, o estudo buscou compreender como acontecem as relações de cuidado dos profissionais desses serviços de referência com os moradores da Residência Terapêutica. Optou-se pela abordagem qualitativa em saúde, respaldada no método cartográfico, valorizando-se a experiência de inserção nesse cenário a partir do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Os principais interlocutores foram 5 profissionais – 3 de saúde mental e 2 de saúde da família – e 2 moradores da Residência. Diários de campos e conversas específicas, disparadas por uma pergunta provocadora, gravadas e posteriormente transcritas, foram as ferramentas utilizadas na colheita de dados. Destacou-se que compreensões dos profissionais sobre Residência Terapêutica influenciam o modo de perceber os moradores, dificultando o processo de Reabilitação Psicossocial. O dispositivo é frequentemente considerado como serviço da rede e o cuidado, confundido com ajuda, evidenciando-se o estar em detrimento do habitar a casa, que dificulta a apropriação do espaço pelos moradores e contratualidade social. Destarte, existem desafios na articulação/integração da atenção intra e intersetorialmente, ressaltando-se a importância do Cuidador, do Técnico de Referência e do fortalecimento da Rede. Percebeu-se, ainda, a necessidade de reconhecer e fortalecer experiências exitosas na interseção ensino-serviço-gestão-controle social, que também repercutem no dispositivo.

Detalhes do artigo

Como Citar
FREIRE, Érika Vanêssa Soares; CABRAL, Barbara Eleonora Bezerra. Saúde mental no território: reflexões sobre agenciamentos possíveis na relação coma residência terapêutica. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 19, p. 17–41, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i19.69057. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69057. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Número Temático: A terapêutica e a natureza do terapêutico
Biografia do Autor

Érika Vanêssa Soares Freire, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Psicóloga Especialista em Saúde da Família/Saúde Coletiva pela Univasf e Residente em Saúde Mental pela mesma instituição atualmente.

Barbara Eleonora Bezerra Cabral, Universidade do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutora em Psicologia e docente do Colegiado de Psicologia da Univasf.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)