Projetos culturais nos centros de atenção psicossocial: um desafio em direção à cidadania

Conteúdo do artigo principal

Irma Maria de Moraes Santos
Sônia Barros
Jussara Carvalho dos Santos
http://orcid.org/0000-0002-7008-2756

Resumo

O artigo é sobre os projetos culturais em serviços de saúde mental e procura compreender e explicitar como a cultura, combinada com a prática da Reabilitação Psicossocial, pode constituir instrumento de cidadania para os doentes mentais. A metodologia utiliza pesquisa qualitativa exploratória de base, e como instrumento de coleta de dados entrevista semi-estruturada e análise de dados utilizando a análise temática, sob o teórico crítico. Os resultados mostram que o projeto analisado produz uma intencionalidade de inclusão social e fornece aos usuários reabilitação psicossocial de serviços de saúde mental, embora apresentando contradições quanto às diretrizes da Reforma Psiquiátrica e do Programa Cultura " Mais Cultura, Mais Saúde ". Observa-se que o projeto prevê um momento cultural distinto no cotidiano dos serviços e das pessoas envolvidas com ele, ampliando os locais dos usuários e do próprio serviço.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, Irma Maria de Moraes; BARROS, Sônia; SANTOS, Jussara Carvalho dos. Projetos culturais nos centros de atenção psicossocial: um desafio em direção à cidadania. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 114–136, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i20.69126. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69126. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Irma Maria de Moraes Santos, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Psicóloga, Doutora em Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem da USP.

Sônia Barros, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira, Doutor, Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo - SP, Brasil.

Jussara Carvalho dos Santos, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde, Doutoranda do Programa de Pós Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)