Intervenções em saúde mental na estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa

Autores

  • Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro Psicólogo CRP11/ 07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI. http://orcid.org/0000-0003-2138-1984
  • Denilson da Silva Gomes Universidade Federal do Maranhão UFMA

Palavras-chave:

Profissionais, Estratégia Saúde da Família, Saúde Mental.

Resumo

RESUMO

 

O estudo teve como objetivo avaliar as evidências disponíveis sobre as intervenções dos profissionais da Estratégia Saúde da Família em saúde mental. Foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura científica, por meio das bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), em que foram recuperados 08 artigos no período compreendido entre 2007 a 2014, utilizando os descritores em saúde: saúde mental, estratégia saúde da família e profissionais. As publicações evidenciam limites para a abordagem da saúde mental, pouco manejo com a temática e à priorização das ações em outras áreas. Os resultados obtidos indicaram que é pertinente assumir a saúde mental como uma interface de diálogo entre os profissionais, priorizando encontros voltados à sensibilização, capacitação, suporte de casos e atendimento compartilhado em saúde mental, bem como a articulação da rede de serviços inte­grada e que atenda as demandas sociais.

Biografia do Autor

Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro, Psicólogo CRP11/ 07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI.

Psicólogo CRP11/
07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI.
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI.

Denilson da Silva Gomes, Universidade Federal do Maranhão UFMA

Professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão UFMA. Doutorando em Filosofia – UERJ. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Downloads

Publicado

2019-06-01

Como Citar

TELES MONTEIRO, F. S. C.; GOMES, D. da S. Intervenções em saúde mental na estratégia Saúde da Família: uma revisão integrativa. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 26-37, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69189. Acesso em: 24 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)