Possíveis propostas fenomenológicas de Edith Stein na promoção de saúde

Autores

  • Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro Psicólogo CRP11/ 07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI. http://orcid.org/0000-0003-2138-1984
  • Carlos Eduardo Soares Reis
  • Carlos Vitor Esmeraldo Albuquerque
  • Vera Lúcia Machado dos Santos
  • Antonia Carla Gomes
  • Maria de Sampaio Vieira

Palavras-chave:

Empatia, Cuidado, Saúde integral.

Resumo

O presente artigo trata-se de um breve ensaio acerca das possíveis contribuições/articulações provindas do pensamento de Edith Stein, famigerada por enfatizar uma fenomenologia do cuidado para com o outro. Tal concepção é oriunda de sua vivência pessoal adquirida em 1915, no início da primeira guerra mundial, quando esta teve a experiência como voluntária da cruz vermelha, em um hospital que recebia vítimas de guerra na Áustria. Desenvolveu assim sua sensibilidade de caráter relacional empático visando o bem-estar da condição humana. Agregado a tais fatores produziu sua tese de doutorado sobre o Problema da Empatia, orientado pelo eminente fenomenólogo Edmund Husserl. A escrita aqui construída é fruto de um trabalho qualitativo realizado em grupo que tece reflexões sobre a fenomenologia Steiniana sendo distribuído em quatro itens com o objetivo de contemplar sobre a estrutura do ser humano numa perspectiva que vise privilegiar a busca de uma saúde integral em detrimento da coisificação contemporânea que enxerga o humano de uma maneira fragmentada. É salutar que o artigo se propague no meio acadêmico, para que seja reinventado e descoberto a fim de alcançar propostas mais amplas.

Biografia do Autor

Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro, Psicólogo CRP11/ 07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI.

Psicólogo CRP11/
07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI.
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI.

Downloads

Publicado

2018-11-07

Como Citar

TELES MONTEIRO, F. S. C.; REIS, C. E. S.; ALBUQUERQUE, C. V. E.; SANTOS, V. L. M. dos; GOMES, A. C.; VIEIRA, M. de S. Possíveis propostas fenomenológicas de Edith Stein na promoção de saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 27, p. 157-164, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69227. Acesso em: 6 dez. 2021.

Edição

Seção

Ensaios