Possíveis propostas fenomenológicas de Edith Stein na promoção de saúde

Conteúdo do artigo principal

Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro
http://orcid.org/0000-0003-2138-1984
Carlos Eduardo Soares Reis
Carlos Vitor Esmeraldo Albuquerque
Vera Lúcia Machado dos Santos
Antonia Carla Gomes
Maria de Sampaio Vieira

Resumo

O presente artigo trata-se de um breve ensaio acerca das possíveis contribuições/articulações provindas do pensamento de Edith Stein, famigerada por enfatizar uma fenomenologia do cuidado para com o outro. Tal concepção é oriunda de sua vivência pessoal adquirida em 1915, no início da primeira guerra mundial, quando esta teve a experiência como voluntária da cruz vermelha, em um hospital que recebia vítimas de guerra na Áustria. Desenvolveu assim sua sensibilidade de caráter relacional empático visando o bem-estar da condição humana. Agregado a tais fatores produziu sua tese de doutorado sobre o Problema da Empatia, orientado pelo eminente fenomenólogo Edmund Husserl. A escrita aqui construída é fruto de um trabalho qualitativo realizado em grupo que tece reflexões sobre a fenomenologia Steiniana sendo distribuído em quatro itens com o objetivo de contemplar sobre a estrutura do ser humano numa perspectiva que vise privilegiar a busca de uma saúde integral em detrimento da coisificação contemporânea que enxerga o humano de uma maneira fragmentada. É salutar que o artigo se propague no meio acadêmico, para que seja reinventado e descoberto a fim de alcançar propostas mais amplas.

Detalhes do artigo

Como Citar
TELES MONTEIRO, Felipe Sávio Cardoso; REIS, Carlos Eduardo Soares; ALBUQUERQUE, Carlos Vitor Esmeraldo; SANTOS, Vera Lúcia Machado dos; GOMES, Antonia Carla; VIEIRA, Maria de Sampaio. Possíveis propostas fenomenológicas de Edith Stein na promoção de saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 27, p. 157–164, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i27.69227. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69227. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro, Psicólogo CRP11/ 07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI.

Psicólogo CRP11/
07751, graduado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaiba PI.
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Tem interesse por pesquisas em Psicologia Social e Psicologia Ambiental. Atualmente é Professor Assistente A T40 do curso de Medicina Universidade Federal do Maranhão e Professor do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau, núcleo de Parnaíba PI.