"Eu sou você" e o percurso da loucura à arte

Conteúdo do artigo principal

Allan Henrique Gomes
Carolina Beckert Polli

Resumo

Este artigo debruça-se na problemática fronteira entre a arte e a loucura, tendo como objeto de investigação a exposição “Eu sou Você” que ocorreu no ano de 2010, no Hospital Psiquiátrico São Pedro - HPSP na cidade de Porto Alegre/RS. A curadoria da exposição foi realizada pelo Instituto de Psicologia e Instituto de Artes do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e privilegiou obras do acervo da Oficina de Criatividade do HPSP. “Eu sou você” foi organizada em três espaços-temas. O primeiro deles a partir da mostra de documentos históricos do HPSP que contava ao público os tempos dessa instituição; o segundo espaço privilegiava as obras dos membros da Oficina; o terceiro espaço tinha uma proposta interativa e ocupou os ambientes próximos ao salão da mostra. A presente investigação teve como fonte de pesquisa o “livro-catálogo” organizado pela curadoria, onde constam imagens das obras, informações relativas ao processo de curadoria, a história da Oficina de Criatividade, além de capítulos sobre a vida e a obra dos “artistas-loucos”.  “Eu sou Você” teve condições de colocar em conflito e evidência as relações entre arte, política, estética, criação, memória e loucura.  Finalmente, compreende-se o processo de curadoria enquanto mediador destas relações com o espectador.

Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES, Allan Henrique; POLLI, Carolina Beckert. "Eu sou você" e o percurso da loucura à arte. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 55–67, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69241. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69241. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Allan Henrique Gomes, Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala

Graduado em Psicologia pela Universidade Regional de Blumenau- FURB, Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Professor da Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala

Carolina Beckert Polli, Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE/FGG

Graduada em Psicologia pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE/FGG