A utilização de recursos audiovisuais em oficinas com usuários de um centro de atenção psicossocial (CAPS)

Conteúdo do artigo principal

Lucélia Almeida Andrade
Iara Cristine Rodrigues Leal Lima
Thelma Maria Grisi Velôso

Resumo

Neste artigo, objetiva-se refletir sobre as contribuições da utilização de recursos audiovisuais em intervenções psicossociais, no âmbito da saúde mental, a partir de duas experiências de trabalho desenvolvidas num Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III (Campina Grande/Paraíba). Nessas práticas, recorremos à Psicologia Social Comunitária, em diálogo com a Educação Popular, e aos princípios que orientam a proposta de Reforma Psiquiátrica. Trata-se de duas experiências, facilitadas por meio de oficinas, com um grupo de usuários dessa instituição, com o objetivo de estimular a autonomia, o protagonismo social e a reflexão crítica, e de fomentar espaços de escuta e de problematização da realidade. Utilizando o recurso audiovisual, foram produzidos, juntamente com os usuários, dois vídeos, um documentário e um vídeo produzido através da técnica de Stop Motion. Nesse processo, os usuários assumiram um lugar de investigação, participação e criação de conteúdos. O uso do recurso audiovisual ampliou as possibilidades terapêuticas e potencializou a invenção de novos significados para a loucura, com a produção de narrativas, imagens e lugares possíveis para as pessoas em sofrimento psíquico. Os usuários foram atores e autores, que criaram e experimentaram novas formas de nomear a si mesmos e suas experiências, produzindo novos sentidos subjetivos. A arte foi utilizada como um recurso potente para promover saúde e cidadania e incluir as pessoas em sofrimento psíquico no contexto da Reforma Psiquiátrica.

Detalhes do artigo

Como Citar
ANDRADE, Lucélia Almeida; LIMA, Iara Cristine Rodrigues Leal; VELÔSO, Thelma Maria Grisi. A utilização de recursos audiovisuais em oficinas com usuários de um centro de atenção psicossocial (CAPS). Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 132–145, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69257. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69257. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Lucélia Almeida Andrade, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Psicóloga. Atuou no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, junto à Prefeitura Municipal de Casinhas/PE. Especialização em andamento em Saúde Mental e Dependência Química pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Psicologia da Saúde (PPG/PS - UEPB). Tem interesse na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, Psicologia Social Comunitária e, também, Políticas Públicas de Saúde, Saúde Mental e Educação Popular.

Iara Cristine Rodrigues Leal Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), Especialização em Saúde Mental e Dependência Química pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (2014) e é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco. 

Thelma Maria Grisi Velôso, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). É professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde 1989. É professora do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (UEPB) e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde (UEPB). Tem experiência na área da Psicologia e da Sociologia Rural. Adota a perspectiva da Psicologia Social e, mais recentemente, da Psicologia Social Discursiva. Trabalha, principalmente, com as seguintes categorias: memórias, identidades, produção de sentidos, discurso. Desenvolve também trabalhos de extensão universitária fundamentados na Psicologia Social Comunitária e na Educação Popular, como também é supervisora de estágio na área da Psicologia Social Comunitária.