Uma Clínica da Escrita: Experimentações com um ateliê

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Martins Costa Garavelo
Tania Mara Galli Fonseca

Resumo

A pesquisa que embasa o presente artigo interroga sobre a potência clínica da escrita junto a frequentadores do Ateliê de Escrita da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Toma como pressuposto que o ato de escrever porta tendências desterritorializantes aos sujeitos portadores de sofrimento mental, como de resto a qualquer um outro, colocando-se como dispositivo da invenção de si e de mundos. Trata-se, nesse caso, de virmos a cartografar algumas experimentações realizadas junto ao Ateliê de Escrita, mapeando agenciamentos coletivos que se tornam acontecimentos no decorrer do processo. Assume-se que as escritas produzidas nesse âmbito possam ser tomadas como testemunhos de vidas infames que experimentam inéditas experiências de falar de si a partir de sua loucura e dos estigmas sociais  que lhes são impostos pela discursividade hegemônica. Nossos procedimentos metodológicos inscrevem-se no escopo das pistas cartográficas, nas quais assumimos a posição ativa de narrar acompanhando processos e deslocamentos dos sujeitos, implicados à experiência do Ateliê de Escrita. Busca problematizar os modos de subjetivação contemporâneos tomando a arte e a escrita como potencializadores de deslocamentos subjetivos que que se colocam como expansores de vidas encolhidas socialmente e marcadas pelas práticas sociais de sua exclusão e apagamento.  

Detalhes do artigo

Como Citar
GARAVELO, Leonardo Martins Costa; FONSECA, Tania Mara Galli. Uma Clínica da Escrita: Experimentações com um ateliê. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 170–183, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69265. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69265. Acesso em: 27 abr. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Leonardo Martins Costa Garavelo, UFRGS/UniRitter

Psicólogo, professor e pesquisador. Realiza doutoradoo em Psicologia Social e Institucional pelo PPPSI/UFRGS. Integra o Grupo de Pesquisa: Corpo, Arte e Clínica nos modos de trabalhar e modos de subjetivar, sob a orientação da Profa. Dra. Tania Mara Galli Fonseca. Leciona no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), atuando nos Cursos da Faculdade de Ciencias da Saúde, na Graduação e de Pós-graduação, além de exercer a coordenação dos Cursos de Especialização em Psicanálise e Contemporaneidade e em Saúde Coletiva.

Tania Mara Galli Fonseca, UFRGS

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1970), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1996) e Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, docente e pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Piscologia Social e Institucional e de Informática na Educação, dirige a Coleção Cartografias editada pelas editoras UFRGS e Sulina. Foi presidente da Sociedade de Psicologia do RGS e possui larga experiência em Psicologia, com ênfase em Estudos da Subjetividade e do Trabalho. Atua a partir dos referenciais da filosofia da diferença nos temas tempo e subjetividade, corpo-arte-clínica, trabalho e tecnologias com ênfase nos processos de resistência e criação