Saúde Mental e inclusão social: Um estudo de revisão sistemática da literatura

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Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco
Sergiana de Sousa Bezerra
Sylvia Cavalcante
Lisa Naira Rodrigues de Sousa
Karla Patrícia Martins Ferreira
Patrícia Mendes Lemos

Resumo

Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura a fim de conhecer o estado da arte sobre o tema “Saúde mental e inclusão social por meio do trabalho no âmbito da cultura e das artes” no período de 2005 a 2015. Foram selecionados resumos de periódicos científicos nacionais e internacionais, indexados nas bases de dados Bireme (Index Psi. Revistas Técnico-Científicas, PePsic, SciELO, LILACS, Medline) através da combinações de descritores. Um total de 86 trabalhos foi localizado a partir dos seguintes critérios: está dentro do período de análise, nos idiomas inglês, espanhol e português e sem duplicidade. Destes, apenas oito artigos faziam referência à temática inclusão socialno empreendedorismo solidário, sendo analisados na íntegra. Observou-se um predomínio de estudos nacionais, empíricos e de caráter qualitativo. A partir da análise, foram identificados três eixos temáticos que versavam sobre: experiências de inclusão social da economia solidária na saúde mental; a percepção de inclusão social pelo empreendimento solidário no espaço da saúde mental; e as configurações do trabalho na cultura da inserção social da saúde mental. Os resultados revelaram ser inviável pensar nas atividades terapêuticas de reinserção social na atenção em saúde mental sem englobar conhecimentos das experiências laborais e técnicas dos usuários assistidos. Entende-se que o comportamento de autogestão é aprendido no desenvolvimento das interações sociais a partir dos processos dialógicos e atitudes em meio aos discursos dialéticos da inclusão/exclusão. 

Detalhes do artigo

Como Citar
PACHECO, Maria Eniana Araújo Gomes; BEZERRA, Sergiana de Sousa; CAVALCANTE, Sylvia; DE SOUSA, Lisa Naira Rodrigues; FERREIRA, Karla Patrícia Martins; LEMOS, Patrícia Mendes. Saúde Mental e inclusão social: Um estudo de revisão sistemática da literatura. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, p. 43–54, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69282. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69282. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Maria Eniana Araújo Gomes Pacheco, Universidade de Fortaleza e Faculdade Luciano Feijão

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará, doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza

Sergiana de Sousa Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Políticas Públicas e Sociedade pela UECE.

Sylvia Cavalcante, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1974) e doutorado em Psicologia pela Université Louis Pasteur - Strasbourg I, França (1982). É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza

Lisa Naira Rodrigues de Sousa, Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Graduada em Psicologia na Faculdade Integral Diferencial-FACID (Piauí), Mestranda em Psicologia na Universidade de Fortaleza-UNIFOR

Karla Patrícia Martins Ferreira, Universidade de Fortaleza

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará

Patrícia Mendes Lemos, Faculdade Luciano Feijão

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE), Especialista em Educação Comunitária em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Pós-graduada em Neuropsicologia pela UNICHRISTUS (CE). Graduou-se em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR)