O “VER-SUS” e a formação em saúde no oeste catarinense: vivências transdisciplinares e ressignificações a partir da realidade da rede de atenção psicossocial

Conteúdo do artigo principal

Jaqueline Coelho Rodrigues da Silva de Paula
Cláudio Claudino da Silva Filho

Resumo

O trabalho tem como objetivos descrever as vivências e aprendizados no cenário atual de políticas e práticas da Rede de Atenção Psicossocial dos municípios da região oeste catarinense e ressignificar o SUS na formação de profissionais de saúde considerando seu protagonismo ético-político para sua consolidação. Estiveram envolvidas (os) cinco acadêmicas (os) dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Medicina e Odontologia. Foram realizadas sete visitas em diferentes serviços da rede, sendo eles: Hospital Regional, Casa de Passagem, Casa de Acolhimento, Centro de Saúde da Família, CREAS II, CAPS Ad III 24hs e Projeto Verde Vida. O registro foi realizado por meio de relatórios e a devolutiva foi socializada por meio de teatro falado. As vivências realizadas no VER-SUS se configuram como estratégias de ensino-aprendizagem fundamentais para todas as categorias profissionais da área de saúde. Propiciou trocas de saberes transdisciplinares, a partir de diálogos entre usuários (as) e profissionais da rede. Contribuiu para sugerir novas estratégias de trabalho de acordo com as dificuldades percebidas na rede. Além disso, possibilitou reflexões sobre as lacunas na formação em saúde quanto à Rede de Atenção Psicossocial. Destaca-se a necessidade de problematizar o ensino tradicional e incentivar nos currículos ações que remetam às vivências interdisciplinares durante a formação profissional. A transdisciplinaridade torna-se, assim, um conceito possível de inserção na formação em saúde, visando tornar mais fluidas (ou menos conflitantes) as barreiras disciplinares em busca da efetivação dos princípios do SUS, como a integralidade em saúde.

Detalhes do artigo

Como Citar
PAULA, Jaqueline Coelho Rodrigues da Silva de; FILHO, Cláudio Claudino da Silva. O “VER-SUS” e a formação em saúde no oeste catarinense: vivências transdisciplinares e ressignificações a partir da realidade da rede de atenção psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69440. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69440. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Resumos