A produção das necessidades de saúde mental a partir do processo de trabalho na rede de atenção psicossocial no município de Itajaí/SC

Conteúdo do artigo principal

Camila Schmitz
Priscila Tomasi Torres
Carlos Eduardo Máximo

Resumo

A pesquisa pretendeu traçar a relação entre a produção das necessidades de saúde dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Itajaí/SC e o processo de trabalho dos profissionais que atuam neste contexto. Fizeram parte da pesquisa onze trabalhadores da RAPS e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas para a investigação. Após as entrevistas criaram-se as categorias denominadas: O delineamento da RAPS; A percepção sobre as necessidades de saúde dos profissionais; Processo de trabalho. Este trabalho possibilitou uma compreensão sobre o contexto da produção das necessidades de saúde mental relacionando-o ao processo de trabalho da RAPS, num sentido do agir em saúde pautado numa finalidade. Pode-se concluir que a rede é entendida por diversas formas, podemos destacar o entendimento como um instrumento que redireciona o trabalho de forma concomitante, numa lógica adotada num sentido de responsabilização sobre o usuário. Os profissionais demonstraram percepções diferentes sobre as necessidades de saúde do usuário, expressaram as necessidades de saúde num sentido mais integral de sujeito, que tem necessidades sociais e políticas; como também, num viés fragmentador, as necessidades como questões orgânicas, enfatizando traços estigmatizantes do sofrer psíquico. Finalmente entendemos que a finalidade da ação em saúde em prol da satisfação das necessidades do sujeito está regulada na concepção de saúde do trabalhador. Assim, a compreensão do processo saúde-doença e uma visão macro de sujeito, que está num contexto social, irá guiar o desenvolvimento do trabalho do profissional de saúde em relação às reais necessidades do sujeito.

Detalhes do artigo

Como Citar
SCHMITZ, Camila; TORRES, Priscila Tomasi; MÁXIMO, Carlos Eduardo. A produção das necessidades de saúde mental a partir do processo de trabalho na rede de atenção psicossocial no município de Itajaí/SC. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 18, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i18.69455. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69455. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Resumos