Produção de sentidos acerca do acolhimento entre trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial

Conteúdo do artigo principal

Mariane Zarpelon Zarpelon
Gustavo Zambenedetti

Resumo

O acolhimento é uma das práticas de cuidado preconizadas pelos Centros de Atenção Psicossocial-CAPS. O objetivo deste estudo é analisar os sentidos atribuídos ao acolhimento por trabalhadores de um CAPS I de um município do interior do Paraná. O método segue uma abordagem qualitativa com entrevista com trabalhadores e observação participante. Os resultados apontam para três categorias analíticas: sentidos acerca do acolhimento, organização dos processos de trabalho e potencialidades/dificuldades em relação ao acolhimento. Concluímos que o serviço tem o acolhimento como categoria central, priorizando o usuário e atuando de modo interdisciplinar, rompendo padrões do modelo biomédico.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
ZARPELON, Mariane Zarpelon; ZAMBENEDETTI, Gustavo. Produção de sentidos acerca do acolhimento entre trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 29, p. 47–62, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i29.69559. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69559. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Mariane Zarpelon Zarpelon, Universidade Estadual do Centro Oeste

Psicóloga, graduada na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Irati/Paraná.

Gustavo Zambenedetti, Universidade Estadual do Centro Oeste

 Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Irati/Paraná. Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Endereço: Rua Frei Orlando, n. 52, ap. 41. Telefone:  042 9985 3889. Email: gugazam@yahoo.com.br