Ensaio sobre saúde mental, sistema prisional e direitos humanos: por uma radicalização da desinstitucionalização

Conteúdo do artigo principal

Antonio Carlos de Lima
Camila de Moura Castro
Ana Paula da Silva

Resumo

Este trabalho emerge do encontro de três mentes curiosas e inquietadas, que se uniram no desejo de refletir acerca das inúmeras pontes que se fazem presentes nos caminhos que relacionam a Saúde Mental, os Direitos Humanos e o Sistema Prisional. O texto envolve o questionamento acerca do do Estado frente aos Direitos Humanos e o processo de invisibilidade daqueles que são considerados a escória da sociedade – as pessoas privadas de liberdade e suas conexões com o processo saúde-doença de sujeitos invisibilizados. Trata-se de um texto que visa extrapolar a costumeira associação feita entre as questões relativas à Saúde Mwntal e à Prisão como se essas retratassem somente os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico - HCTPs - ainda conhecidos como manicômios judiciários. Como pensar a desinstitucionalização, no seu conceito pleno, para outros espaços prisionais não necessariamente voltados para o trato da Loucura e do sofrimento psíquico? É possível radicalizar a desinstitucionalização? O texto aposta que sim ao trazer um “novo” lema: ‘Por uma sociedade sem prisões’. Assim, as próximas linhas falam sobre a potência do campo da Saúde Mental para ampliação de horizontes quando o tema abarca os Direitos Humanos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE LIMA, Antonio Carlos; CASTRO, Camila de Moura; DA SILVA, Ana Paula. Ensaio sobre saúde mental, sistema prisional e direitos humanos: por uma radicalização da desinstitucionalização. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 24, p. 123–147, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i24.69620. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69620. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
Biografia do Autor

Antonio Carlos de Lima, Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco - IAM/Fiocruz

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/Fiocruz; Atuou como Apoiador Institucional de Saúde Prisional pela Gerência Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – GEASP/SES, lotado no Presídio Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA) – Complexo Prisional do Curado (Antigo Anibal Bruno) – no Recife/PE; Mestrando em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco – IAM/Fiocruz-PE.

Camila de Moura Castro, Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco - IAM/Fiocruz

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Especialista na Rede de Atenção Psicossocial pelo Programa de Residência Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde do Recife – SMS Recife/PE; Atuou no Sistema Prisional do estado da Paraíba; Mestranda em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do Instituto Aggeu Magalhães da Fundação Oswaldo Cruz em Pernambuco – IAM/Fiocruz-PE.

Ana Paula da Silva, Gerência Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – GEASP/SES

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU; Especialista em Saúde da Família pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional do Instituto de Ensino Superior Santa Cecília – Grupo CEFAPP; Apoiadora Institucional de Saúde Prisional da Gerência Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Prisional da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – GEASP/SES, lotada no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Pernambuco – HCTP de Itamaracá.