A estratégia de redução de danos no cuidado a adolescentes em uso de substâncias psicoativas

Conteúdo do artigo principal

Kelly Guimarães Tristão
http://orcid.org/0000-0002-0818-6589
Luziane Zacché Avellar
https://orcid.org/0000-0003-3125-2174

Resumo

A Redução de Danos é uma ferramenta de cuidado articulada com as ideias de atenção integral, caracterizando-se como um instrumento que amplia o acesso e a adesão ao cuidado. Entretanto, para a população infanto-juvenil, essa estratégia é vista de uma maneira muito controversa por parte de alguns profissionais. Objetivou-se analisar a Redução de Danos como uma ferramenta potente no cuidado a adolescentes em uso de substâncias psicoativas acompanhados em um Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil. Para tanto, utilizou-se a perspectiva metodológica da Avaliação de Quarta geração. Foram realizadas observações participante, entrevistas e grupos com dez profissionais do serviço, compondo um círculo hermenêutico-dialético. Os dados foram analisados conforme o método comparativo constante e discutidos a luz da psicologia analítica e de princípios das políticas públicas de saúde mental. Conclui-se que a redução de danos como cuidado para o adolescente AD ultrapassa a questão da droga em si, atravessando o território e as questões de autocuidado. Trabalha-se para tanto numa perspectiva de construção de autonomia e co-responsabilização protagonismo no cuidado.

Detalhes do artigo

Como Citar
TRISTÃO, . G.; AVELLAR, . Z. A estratégia de redução de danos no cuidado a adolescentes em uso de substâncias psicoativas. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 11, n. 30, p. 55–77, 2019. DOI: 10.5007/cbsm.v11i30.69726. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69726. Acesso em: 31 jan. 2023.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Kelly Guimarães Tristão, FAESA Centro Universitário

Psicóloga, Doutora em Psicologia  e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente da FAESA Centro Universitário. Especialista em Teoria e Prática Junguiana (UVA-RJ)

Luziane Zacché Avellar, Universidade Federal do Espírito Santo/ Programa de Pós Graduação em Psicologia

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica (PUC/SP). Pós doutora em Psicologia Clinica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo