Violência infantil e sua interface no trabalho na atenção psicossocial infantojuvenil: Percepções de profissionais da saúde
Main Article Content
Abstract
Objetivo: descrever e analisar as percepções de profissionais que atuam em um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi) acerca da violência infantil e sua interface com o trabalho em saúde mental. Metodologia: estudo transversal de abordagem mista (quali-qualitativo), realizado em um CAPSi no Rio Grande do Sul, entre outubro e novembro de 2016. Nesse artigo foram utilizados os dados da etapa qualitativa, produzidos mediante entrevistas semiestruturadas com profissionais do CAPSi. A análise ocorreu a partir da perspectiva proposta por Minayo, dividida em três momentos distintos: organização dos dados, classificação dos dados e análise final. Resultados: os profissionais percebem que as violências física e sexual impactam mais suas práticas no serviço; reconhecem a interface entre violência infantil e saúde mental, sendo necessário considerar os contextos de vida das crianças e adolescentes. Identificam a construção de vínculo e a escuta como importantes instrumentos de trabalho na prática psicossocial infanto-juvenil. Conclusões: o estudo permitiu refletir sobre a importância do CAPSi integrar a assistência às vítimas de violência infantil, como serviço que acolhe possíveis consequências do trauma, mas também a partir das experiências de seus profissionais, imprescindível na discussão e construção de um cuidado em saúde mental às crianças e adolescentes vítimas de violência junto aos pontos da rede de atenção psicossocial e outros setores.
Article Details
As the article is approved for publication, authors must sign a copy of the manuscript to the Revista, whereby the author transfers all the copyright of the article to the Revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, and any reproduction, total or Partial, in any medium of publicity, printed or electronic, without the previous and necessary authorization being requested and, if obtained, will record the competent registration and thanks to the Journal - CBSM.