Naturologia e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo teve como objetivo compreender, a partir da percepção do naturólogo, se o atendimento naturológico pode ser uma estratégia de desmedicalização infantil, para crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Refere-se a um estudo de caráter qualitativo descritivo feito por meio de uma entrevista semiestruturada com naturólogos que realizaram atendimentos de crianças diagnosticadas com TDAH. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo temático de Bardin, e descritos nas seguintes categorias: (1) A criança com TDAH sob a perspectiva do naturólogo, (2) O atendimento naturológico de crianças diagnosticadas com TDAH, (3) A Naturologia como proposta (des)medicalizante no tratamento de crianças diagnosticadas com TDAH. Pode-se concluir que o naturólogo possui uma percepção ampliada da criança com TDAH. Também se constatou as especificidades do atendimento naturológico como ferramentas facilitadoras da compreensão dos processos pelo naturólogo e pelo próprio indivíduo. Observou-se que o atendimento naturológico pode se apresentar de forma complementar aos tratamentos convencionais, ou em alguns casos é o único tratamento feito, como uma prática desmedicalizante. Entretanto, constatou-se que quando utilizado apenas em substituição ao medicamento alopático torna-se também uma prática medicalizante, pois parte da premissa absoluta da existência de uma patologia.
Detalhes do artigo
A publicação é de Acesso Aberto (Open Access) e enquadrada em um modelo de licença Creative Commons – atribuição CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação original.