Naturologia e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Conteúdo do artigo principal

Ana Carolina de Souza
https://orcid.org/0000-0002-5187-8492
Patrícia Kozuchovski Daré
https://orcid.org/0000-0002-8659-6305

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender, a partir da percepção do naturólogo, se o atendimento naturológico pode ser uma estratégia de desmedicalização infantil, para crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Refere-se a um estudo de caráter qualitativo descritivo feito por meio de uma entrevista semiestruturada com naturólogos que realizaram atendimentos de crianças diagnosticadas com TDAH. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo temático de Bardin, e descritos nas seguintes categorias: (1) A criança com TDAH sob a perspectiva do naturólogo, (2) O atendimento naturológico de crianças diagnosticadas com TDAH, (3) A Naturologia como proposta (des)medicalizante no tratamento de crianças diagnosticadas com TDAH. Pode-se concluir que o naturólogo possui uma percepção ampliada da criança com TDAH. Também se constatou as especificidades do atendimento naturológico como ferramentas facilitadoras da compreensão dos processos pelo naturólogo e pelo próprio indivíduo. Observou-se que o atendimento naturológico pode se apresentar de forma complementar aos tratamentos convencionais, ou em alguns casos é o único tratamento feito, como uma prática desmedicalizante. Entretanto, constatou-se que quando utilizado apenas em substituição ao medicamento alopático torna-se também uma prática medicalizante, pois parte da premissa absoluta da existência de uma patologia.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE SOUZA, Ana Carolina; DARÉ, Patrícia Kozuchovski. Naturologia e crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 12, n. 31, p. 269–286, 2020. DOI: 10.5007/cbsm.v12i31.69777. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69777. Acesso em: 27 fev. 2024.
Seção
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Biografia do Autor

Ana Carolina de Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina

Bacharela em Naturologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Pós-graduanda em Fitoterapia e em Psicologia analítica Junguiana - perspectiva multidisciplinar, ambas pela UNYLEYA. Atualmente atuante com Naturologia Clínica.

Patrícia Kozuchovski Daré, Docente na Universidade do Sul de Santa Catarina e Discente na Universidade Federal de Santa Catarina.

Bacharela em Naturologia e docente no curso de Naturologia na Universidade do Sul de Santa Catarina e Doutoranda em Saúde Mental pela Universidade Federal de Santa Catarina.