Uma análise documental das estratégias de cuidado a indivíduos com diagnóstico de depressão

Conteúdo do artigo principal

Patricia Kozuchovski Daré
Sandra Noemi Caponi

Resumo

Apesar de todos os avanços e discussõesreferentes à Reforma Psiquiátrica, métodos mais ampliados de diagnóstico etratamentos menos medicalizantes, ainda observamos que estas reflexões nãorepercutem na prática dos serviços em saúde mental. O objetivo deste trabalhofoi de analisar as estratégias de cuidado à saúde dos usuários com diagnósticode depressão, a partir do exame de documentos que são referência sobre o assunto.Os documentos examinados foram o Relatório sobre a Saúde no mundo (2001), oRelatório da IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial (2010) e oProtocolo de Atenção em Saúde Mental de Florianópolis (2010). A técnicautilizada para análise dos dados foi de conteúdo temático, sendo que foramidentificadas três categorias: 1) diretrizes gerais sobre saúde mental; 2)métodos de avaliação e diagnóstico da depressão e 3) prescrição de medicamentosantidepressivos e outras estratégias de cuidado e tratamento. Observou-se que doano de 2001 até 2010 alguns avanços teóricos foram tecidos sobre a temática dasaúde mental. Mas ao avaliarmos a progressão dos mesmos, na prática, aindavemos grandes lacunas e tímidos progressos. As discussões foram ampliadas, aspolíticas reformuladas e mesmo assim estamos estagnados em termos de pesquisa eprática sobre estratégias mais ampliadas e métodos de tratamento e cuidado aspessoas com diagnóstico de depressão.

Detalhes do artigo

Como Citar
DARÉ, Patricia Kozuchovski; CAPONI, Sandra Noemi. Uma análise documental das estratégias de cuidado a indivíduos com diagnóstico de depressão. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 74–93, 2015. DOI: 10.5007/cbsm.v7i15.68816. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68816. Acesso em: 2 mar. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Patricia Kozuchovski Daré, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Graduada em Naturologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL desde 2002. Professora do curso de Naturologia nas disciplinas de Massoterapia e Fundamentos em Medicina Energética IV e supervisora de estágio desde 2003. Coordenadora do estágio de Naturologia desde 2010. Aluna regular em fase de dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial - UFSC.

Sandra Noemi Caponi, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Sociologia.