CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO SERTÃO PERNAMBUCANO: USUÁRIA GUIANDO CAMINHOS Mental health care in the semiarid region of Pernambuco: user guiding paths

Conteúdo do artigo principal

Thâmara Agnes da Silva Santos
https://orcid.org/0000-0001-7335-4924
Barbara E. B Cabral
https://orcid.org/0000-0002-7941-5633

Resumo

O processo de Reforma Psiquiátrica em curso no Brasil, com destacada participação de forças geradas pela mobilização de Luta Antimanicomial, redesenhou o modelo de atenção em saúde mental, tendo por premissa a substituição da lógica manicomial por um cuidado territorial, operado por diversos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial/RAPS. O estudo se desdobra como uma avaliação da produção do cuidado na RAPS de Petrolina-PE, pelo intuito de compreender efeitos da política de saúde mental na produção de cuidado, com ênfase no impacto na trajetória existencial de uma usuária, tomada como guia. Caracterizou-se como pesquisa cartográfica, recorrendo à ferramenta usuário-guia e colheita de narrativas, no exercício de valorização dos encontros tecidos em campo. A matéria-prima produzida possibilitou reflexões em torno de pontos nodais para a produção do cuidado, destacando-se: crise e fluxos existenciais; diagnóstico e estigma; abertura e produção de vida além de trabalho e produção de autonomia. Os resultados apontam uma demanda expressiva de fortalecimento da RAPS, pelo investimento na potência de seu teor substitutivo, intrinsecamente inventivo e desburocratizante, sobressaindo-se a educação permanente de trabalhadores e a valorização do protagonismo de usuárias/os/es em processos de cuidado como vias fundamentais para a operacionalização do cuidado territorial.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, Thâmara Agnes da Silva; CABRAL, Barbara E. B. CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NO SERTÃO PERNAMBUCANO: USUÁRIA GUIANDO CAMINHOS : Mental health care in the semiarid region of Pernambuco: user guiding paths. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 15, n. 43, p. 48–70, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/76867. Acesso em: 23 jun. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Thâmara Agnes da Silva Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Residente do programa de residência multiprofissional de Saúde Mental da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Barbara E. B Cabral, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professora Adjunta do Colegiado de Psicologia e das Residência em Saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco/Univasf.

 

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)