PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA RELACIONADAS À SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE Perspectives of speech therapy undergraduate students related to mental health at the university

Conteúdo do artigo principal

Vitor Guesser
https://orcid.org/0000-0003-1594-1711
Carolina Souza
https://orcid.org/0000-0002-7064-7040
Aline Arakawa-Belaunde

Resumo

Objetivo: o objetivo do estudo foi investigar aspectos que influenciam a saúde mental de estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade federal. Desenho do estudo e local:  A pesquisa foi realizada através de estudo descritivo, exploratório, de caráter qualitativo, com  graduandos do curso de fonoaudiologia da Universidade XXX, Florianópolis, Brasil. Métodos: Os participantes da pesquisa responderam a um questionário online contendo perguntas fechadas e abertas. O estudo contou com a participação de 43 estudantes, em sua maioria estudantes do gênero feminino, com média etária 22 anos, a maioria autodeclarada de raça/cor/etnia branca, solteiros e sem filhos, com renda mensal de 2 a 4 salários mínimos. Resultados: Participaram 43 (22,28%) estudantes, em sua maioria (95,35%) do gênero feminino, com média etária de 22 anos. Pode-se verificar a presença de três categorias: Paradoxos na realização das ações promotoras da saúde; Temáticas positivas e negativas que se relacionam com o estar estudante na universidade; Sugestões de resolução dos aspectos salientados como negativos à universidade; e subcategorias.  Conclusões: Pode-se verificar a presença de três categorias e suas subcategorias. Percebe-se a influência dos fatores positivos e negativos advindos do ambiente universitário na vida e saúde mental dos discentes, estimulando à reflexão sobre a necessidade de ações voltadas à essa população durante o período de formação universitária ao aprimorar a experiência vivida por estes jovens.

Detalhes do artigo

Como Citar
GUESSER, Vitor; SOUZA, Carolina; ARAKAWA-BELAUNDE, Aline. PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA RELACIONADAS À SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE: Perspectives of speech therapy undergraduate students related to mental health at the university. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 16, n. 49, p. 1–19, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/82408. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos originais

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