PERSPECTIVAS DE GRADUANDOS DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA RELACIONADAS À SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE Perspectives of speech therapy undergraduate students related to mental health at the university
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Abstract
Objetivo: o objetivo do estudo foi investigar aspectos que influenciam a saúde mental de estudantes do curso de Fonoaudiologia de uma universidade federal. Desenho do estudo e local: A pesquisa foi realizada através de estudo descritivo, exploratório, de caráter qualitativo, com graduandos do curso de fonoaudiologia da Universidade XXX, Florianópolis, Brasil. Métodos: Os participantes da pesquisa responderam a um questionário online contendo perguntas fechadas e abertas. O estudo contou com a participação de 43 estudantes, em sua maioria estudantes do gênero feminino, com média etária 22 anos, a maioria autodeclarada de raça/cor/etnia branca, solteiros e sem filhos, com renda mensal de 2 a 4 salários mínimos. Resultados: Participaram 43 (22,28%) estudantes, em sua maioria (95,35%) do gênero feminino, com média etária de 22 anos. Pode-se verificar a presença de três categorias: Paradoxos na realização das ações promotoras da saúde; Temáticas positivas e negativas que se relacionam com o estar estudante na universidade; Sugestões de resolução dos aspectos salientados como negativos à universidade; e subcategorias. Conclusões: Pode-se verificar a presença de três categorias e suas subcategorias. Percebe-se a influência dos fatores positivos e negativos advindos do ambiente universitário na vida e saúde mental dos discentes, estimulando à reflexão sobre a necessidade de ações voltadas à essa população durante o período de formação universitária ao aprimorar a experiência vivida por estes jovens.
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