O vídeo na clínica: um novo olhar ressignificando a vida

Conteúdo do artigo principal

Sandra Autuori

Resumo

Apresentamos nesse artigo a intervenção clínica em uma paciente em que utilizamos o recurso da realização de um vídeo clipe. Temos como hipótese diagnóstica que esta paciente apresentava uma “neurose narcísica”, mais especificamente, melancolia. Problematizamos o diagnóstico de “depressão” tão utilizado na contemporaneidade e traçamos princípios éticos-clínicos para uma melhor conceituação. O vídeo clipe foi idealizado pela própria paciente. Analisamos os efeitos no sujeito melancólico no que diz respeito a sua constituição e na relação com o ideal do eu, quando em sua passagem pelo estádio do espelho, como também suas relações objetais. Temos como hipótese que a criação de um vídeo clipe neste caso, em que a construção imaginária, em sua função de dar um contorno ao Real se fixou em algo tão mortífero quanto o ‘eu sou nada’, foi capaz de fazer vacilar a consistência adoecedora. Propomos essa experiência como a reencenação do estádio do espelho, onde a câmera realiza a função do olhar do Outro reconhecendo a imagem do sujeito e, depois, com a projeção do vídeo, devolve a imagem, dando-lhe contorno e conteúdo. Também propomos que o olhar que opera o objeto câmera subjetiviza a imagem. A auto imagem foi reconstruída sustentada pela transferência estabelecida com a pessoa que estava por traz da câmera, a quem foi conferida a potencialidade de confirmar sua existência. O relato desta experiência visa afirmar outros tipos de tratamento que não só o medicamentoso ou psicologisante e, mais especificamente, pensa a especificidade do vídeo como sendo um instrumento potente nesta direção.

Detalhes do artigo

Como Citar
AUTUORI, Sandra. O vídeo na clínica: um novo olhar ressignificando a vida. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 17, p. 130–142, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i17.69024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69024. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Número Temático: A terapêutica e a natureza do terapêutico
Biografia do Autor

Sandra Autuori, Bolsista Capes Doutorado sanduíche em Paris VII Centro de Atenção Psicossocial Heitor Villa-Lobos Universidade Santa Úrsula Universidade Federal Fluminense

Psicologia - Psicanálise  - Saúde Mental - Psiquiatria