COMO DISCUTIR ESCUTA, ESCUTANDO: O PROCESSO DE UM CURSO SOBRE PRÁTICAS ETNOPSICANALÍTICAS O PROCESSO DE UM CURSO SOBRE PRÁTICAS ETNOPSICANALÍTICAS

Main Article Content

Raquel Rotta
Júlia Ritez Martins
Juliana Barros Brant Carvalho

Abstract

We present here the development of the course “Ethno-listening: in the context of public policy and third sector”. Topics as the inconveniences caused by crystallized and standardized work patterns, resistance to changes and its expressions, the search for exchanges and meanings of belonging and also the hegemony consequences of a specific type of knowledge at the expense of others were discussed. In order to make horizontal discussion possible, it was noticed that not only the contents but also the course format contributed to the collective construction, with participants’ genuine listening. Not only did we talk about listening. We listened.

Article Details

How to Cite
ROTTA, Raquel; RITEZ MARTINS, Júlia; BARROS BRANT CARVALHO, Juliana. COMO DISCUTIR ESCUTA, ESCUTANDO: O PROCESSO DE UM CURSO SOBRE PRÁTICAS ETNOPSICANALÍTICAS: O PROCESSO DE UM CURSO SOBRE PRÁTICAS ETNOPSICANALÍTICAS. Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 15, n. 46, p. 24–36, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/80332. Acesso em: 17 jul. 2024.
Section
Original articles
Author Biographies

Júlia Ritez Martins

Possui graduação em Bacharelado especial em pesquisa pela Universidade de São Paulo (2008), graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2009) e Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2011). Especializações em Acupuntura Sistêmica pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura e em Bioenergética pelo LIgare. Doula pela Associação Nacional de Doulas (ANDO). Atualmente é psicóloga da UBS Planalto da Prefeitura de Vinhedo/SP, pesquisadora do Laboratório de Etnopsicologia da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP) e membro da Rede Etnopsi deste mesmo laboratório. Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em Saúde mental e Saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: etnopsicologia, psicologia social, práticas integrativas e complementares, maternidade, puerpério, parto humanizado, aleitamento materno.

 

Juliana Barros Brant Carvalho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social. Pesquisadora do Laboratório de Etnopsicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - USP. Período como pesquisadora visitante na Universidade de Indiana, Estados Unidos (2016).

References

BRUM, Eliane. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago, 2006.

ANTUNES, Celso; GARROUX, Dagmar. Pedagogia do Cuidado: um modelo de educação social. Petrópolis: Vozes, 2008.

BARROS, Mariana Leal de. Narração de mitologias afro-brasileiras na educação infantil: possibilidades de atuação para uma aprendizarem democrática. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v.13, n.1, p. 62-78, 2012. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702012000100008&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 26 mar. 2021.

MACEDO, Alice Costa; BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Além do riso: compromisso social e escuta psicanalítica em uma escola de circo. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v.11, n.2, p. 32-40, 2010. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702010000200006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 26 mar. 2021.

PAGLIUSO, Ligia; BAIRRAO, José F. Miguel H.. A etnopsicologia e o trabalho institucional em uma unidade de abrigo. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v.12, n.1, p. 43-55, jun.2011. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702011000100006&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 26 mar. 2021.

NOGUERA, R. Denegrindo a Educação: Um Ensaio Filosófico para uma Pedagogia da Pluriversalidade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), [S.l.], n.18, p.62–73, 2012. DOI: 10.26512/resafe.v0i18.4523. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view. Acesso em: 26 mar. 2021.

KRENAK, Ailton (2019). Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SIMAS, Luiz Antonio, RUFINO, Luiz. Encantamento sobre política de vida. Rio de Janeiro: Mórula, 2020. E-book gratuito. Recuperado dia 20/10/2020. https://morula.com.br/produto/encantamento-sobre-politica-de-vida/