Da internação à reabilitação: uma construção coletiva

Conteúdo do artigo principal

Martha Helena Oliveira Noal

Resumo

O artigo relata a mudança de paradigma no município de Santa Cruz do Sul (RS) quanto à reorientação da atenção em saúde mental, numa cidade que oferecia um modelo estritamente hospitalocêntrico de assistência aos transtornos psíquicos.

 

Em 1996, a partir de um concurso público e da contratação de diversos profissionais da área da saúde mental, a cidade passa a receber outro modo de cuidado ao sofrimento psíquico, com o processo de construção de uma rede de atenção integral à saúde mental, territorial, interdisciplinar, contemplando a integralidade dos sujeitos implicados, culminando com o fechamento do hospital psiquiátrico, em 1999.

 

A ampliação dos serviços de saúde mental e a priorização do enfoque preventivo, comunitário, baseado nas prerrogativas do Sistema Único de Saúde e da Organização Mundial de Saúde, em constante comunicação com a Atenção Básica possibilitam atualmente, ações em saúde mental que promovem melhora clínica dos usuários, redução da necessidade de internações, com consequentereabilitação psicossocial e incremento na qualidade de vida destes e de suas famílias. A constituição de um Fórum Regional Permanente de Saúde Mental expandiu a articulação e fortalecimento da rede não só na cidade como em toda a região.

 

 

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA NOAL, Martha Helena. Da internação à reabilitação: uma construção coletiva. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 6, n. 14, p. 27–41, 2014. DOI: 10.5007/cbsm.v6i14.68600. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68600. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos originais
Biografia do Autor

Martha Helena Oliveira Noal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Psiquiatra no Hospital Universitário de Santa Maria (RS) Mestranda em Psicologia da Saúde/UFSM Psiquiatra no CAPS Sta Cruz do Sul de 1996 a 2009.