Perfil de usuários diagnosticados com deficiência intelectual atendidos em um serviço ambulatorial de saúde mental
Contenido principal del artículo
Resumen
Objetivo: verificar as características sócio demográficas e a necessidade de internação em uma unidade psiquiátrica dos pacientes diagnosticados com o retardo mental com seguimento em um serviço ambulatorial de saúde mental. Método: Estudo quantitativo descritivo e exploratório, de natureza epidemiológica, de prevalência e correlacional. Foram analisados 1281 prontuários nos meses de abril e maio de 2012. Utilizou-se a estatística descritiva das características sociodemográficas da população de pacientes. Resultados: Constatou-se que a maioria dos pacientes diagnosticados com o retardo mental é do gênero masculino (55%), com média de idade de 37,98 anos, nível de escolaridade predominante ensino fundamental (65%), e em comparação com o geral do serviço, 16% já necessitaram de internação. Conclusões: Esta pesquisa mostra a importância da definição de um diagnóstico em saúde mental para a elaboração de um plano terapêutico individual e também ressalta a epidemiologia como instrumento na avaliação da prevalência dos transtornos mentais na população.
Detalles del artículo
Cómo citar
REIS, Leonardo Naves dos; PEREIRA, Sandra Souza; TEIXEIRA, Carla Araújo Bastos; CARDOSO, Lucilene; GHERARDI-DONATTO, Edilaine Cristina da Silva. Perfil de usuários diagnosticados com deficiência intelectual atendidos em um serviço ambulatorial de saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 9, n. 23, p. 39–50, 2017. DOI: 10.5007/cbsm.v9i23.68814. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/68814. Acesso em: 19 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos originais
El artículo que se aprobó para su publicación, los autores deben firmar el término de transferencia de los derechos de autor del manuscrito a la revista a través del cual un autor transfiera los derechos de autor del artículo a los Cuadernos de revista Mental Health brasileños, quedando prohibida cualquier reproducción, total o parte, en cualquier medio de publicación, impresa o electrónica, sin la autorización previa y necesaria solicitada y, si obtenida, incluirá mi registro y gracias al Diario - CBSM.