Saúde mental, humanização e direitos humanos

Conteúdo do artigo principal

Aline Brauna dos Santos
Grayceane Gomes da Silva
Maria Erica Ribeiro Pereira
Roberta Sampaio de Brito

Resumo

O presente estudo empreendeu análise acerca da humanização do atendimento em saúde mental, na perspectiva de garantia do direito humano a saúde de qualidade a população usuárias dos serviços. A trajetória metodológica compreendeu pesquisa biliográfica e documental. Concluiu-se que apesar dos avanços ainda há muito que se lutar para que a saúde mental garanta com dignidade os direitos humanos aos usuários.

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS, Aline Brauna; DA SILVA, Grayceane Gomes; PEREIRA, Maria Erica Ribeiro; DE BRITO, Roberta Sampaio. Saúde mental, humanização e direitos humanos. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 10, n. 25, p. 01–19, 2018. DOI: 10.5007/cbsm.v10i25.69595. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69595. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
3º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
Biografia do Autor

Grayceane Gomes da Silva, Centro de Atenção Psicossocial

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, Assistente Social no Centro de Atenção Psicossocial de Paraipaba-Ceará.

Roberta Sampaio de Brito

Coordenadora e Assistente Social do CAPS de Pentecoste/CE