“Sabor, saúde e sustento”: construção em rede de um empreendimento econômico solidário

Conteúdo do artigo principal

Denise Castanho Antunes

Resumo

 

 

O presente artigo versa sobre a constituição do Empreendimento Econômico Solidário (EES) “Sabor, Saúde e Sustento”, uma construção bem-sucedida em rede de ações articuladas entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Guarulhos (RAPS) e parcerias intersetoriais, para criação de nova frente de inclusão social pelo trabalho para pessoas em situação de sofrimento psíquicos e familiares do município de Guarulhos/SP. O projeto visou potencializar as experiências já existentes dos serviços componentes da RAPS Guarulhos/SP, de forma integrada e articulada com diferentes tecnologias. Desde sua idealização, optou-se por constituir um espaço de inter ajuda e troca de saberes na produção e comercialização dos produtos alimentícios com víeis do consumo consciente. A sua efetivação demonstra a possibilidade de se articular necessidades locais e inclusivas, com incentivos necessários da esfera federal, municipal inclusive de outras secretarias além da saúde, bem como, das parcerias do setor de responsabilidade social de empresas que apoiam a inclusão social pelo trabalho, para favorecimento da garantia do direito humano básico de forma solidária, coletiva, sustentável, criativa e através do respeito às diferenças.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
ANTUNES, Denise Castanho. “Sabor, saúde e sustento”: construção em rede de um empreendimento econômico solidário. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, [S. l.], v. 8, n. 20, p. 232–243, 2016. DOI: 10.5007/cbsm.v8i20.69266. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cbsm/article/view/69266. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Trabalho com Cultura e Arte: Implicações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Biografia do Autor

Denise Castanho Antunes, Prefeitura Municipal de Guarulhos

 Terapeuta Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), com especialização em Saúde Pública em Envelhecimento pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Experiencia profissional em coordenação de projetos, atuação e docência em Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde Pública, Saúde Mental e Gerontologia. Experiência em saúde mental em diferentes posições da RAPS - UBS, Coordenação Centro de Convivência, apoiadora de saúde mental de um distrito de saúde e atualmente  gestora de um serviço que promove a inclusão social pelo trabalho.