Perspectivas dos formandos do curso de Ciências Contábeis e as exigências do mercado de trabalho

Autores

  • Edvalda Araujo Leal Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG
  • Mara Alves Soares Universidade Federal de Uberlândia
  • Edileusa Godoi Sousa Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p147

Resumo

Constata-se que a noção de competências vem norteando a definição dos atuais perfis profissionais nas organizações, o presente estudo trata das convergências entre o perfil dos formandos de Ciências Contábeis e aquele perfil requerido pelos empregadores na cidade de Uberlândia-MG. O objetivo foi verificar relações comuns, a partir do perfil indicado pelos formandos de Ciências Contábeis e o desejado pelos empregadores para esses profissionais. Os resultados apontam características comuns ao perfil do profissional contábil desejado pelos empregadores e o perfil indicado pelos formandos de Ciências Contábeis, apresentando algumas divergências em competências e habilidades.

Biografia do Autor

Edvalda Araujo Leal, Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2006). Atualmente é professora da Universidade Federal de Uberlândia, nos Cursos de Ciências Contábeis e Administração. Tem experiência na área Contábil/Administrativa, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Custos, Administração Financeira e Controladoria.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Mara Alves Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Curso de Ciências Contábeis - Área Ciências Sociais Aplicadas

Edileusa Godoi Sousa, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração/USP

Downloads

Publicado

2009-11-10

Como Citar

Leal, E. A., Soares, M. A., & Sousa, E. G. (2009). Perspectivas dos formandos do curso de Ciências Contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea De Contabilidade, 5(10), 147–160. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n10p147

Edição

Seção

Artigos