Modelo de avaliação do desempenho global em uma simulação gerencial no contexto acadêmico

Autores

  • Ricardo Rodrigo Stark Bernard UFSC
  • Moisés Pacheco de Souza UFSC
  • Maurício Vasconcellos Leão Lyrio UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n9p153

Resumo

Este artigo propõe e testa um modelo de avaliação de desempenho em uma simulação gerencial levando em consideração os indicadores identificados pelos envolvidos no processo, i.e., professor e estudantes. Para a construção do modelo foi utilizado a metodologia multicritério de apoio à decisão em uma disciplina de simulação gerencial. Dezessete (17) critérios foram identificados para serem usados na avaliação do desempenho da simulação. A metodologia demonstrou o que poderia ser considerado em cada critério e sua relativa importância. O modelo de avaliação foi testado na mesma turma em que foi concebido. Como resultado, a aplicação do exercício de simulação gerencial apontou para um desempenho global de 88 pontos. Sendo o número 100 considerado pelo professor como uma boa pontuação. Neste modelo foram envolvidos não apenas critérios de avaliação tradicionais de estudantes e equipes, mas também considerou características do professor, dos estudantes, do simulador e do ambiente simulado.

Biografia do Autor

Ricardo Rodrigo Stark Bernard, UFSC

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC (1991), graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993) e doutorado em Administração - Ecole des Hautes Etudes Commerciales - HEC - Montreal - Canadá (2005). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simulação empresarial, ensino, business simulation e simulação gerencial.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Moisés Pacheco de Souza, UFSC

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC, colaborador da Bernard Simulação Gerencial e professor do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Barddal.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Maurício Vasconcellos Leão Lyrio, UFSC

Possui Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG (2002), Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2005) e Mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGC/UFSC (2008). Atualmente é coordenador e professor do curso de administração do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IES/GF), colaborador do Laboratório Multicritério de Apoio a Decisão - Construtivista (LabMCDA/EPS/UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: Administração Pública; Avaliação de Desempenho; Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA-C); Balanced Scorecard (BSC).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-11-05

Como Citar

Bernard, R. R. S., Souza, M. P. de, & Lyrio, M. V. L. (2009). Modelo de avaliação do desempenho global em uma simulação gerencial no contexto acadêmico. Revista Contemporânea De Contabilidade, 5(9), 153–173. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n9p153

Edição

Seção

Artigos