Modelo de avaliação do desempenho global em uma simulação gerencial no contexto acadêmico

Ricardo Rodrigo Stark Bernard, Moisés Pacheco de Souza, Maurício Vasconcellos Leão Lyrio

Resumo


Este artigo propõe e testa um modelo de avaliação de desempenho em uma simulação gerencial levando em consideração os indicadores identificados pelos envolvidos no processo, i.e., professor e estudantes. Para a construção do modelo foi utilizado a metodologia multicritério de apoio à decisão em uma disciplina de simulação gerencial. Dezessete (17) critérios foram identificados para serem usados na avaliação do desempenho da simulação. A metodologia demonstrou o que poderia ser considerado em cada critério e sua relativa importância. O modelo de avaliação foi testado na mesma turma em que foi concebido. Como resultado, a aplicação do exercício de simulação gerencial apontou para um desempenho global de 88 pontos. Sendo o número 100 considerado pelo professor como uma boa pontuação. Neste modelo foram envolvidos não apenas critérios de avaliação tradicionais de estudantes e equipes, mas também considerou características do professor, dos estudantes, do simulador e do ambiente simulado.


Palavras-chave


Simulação gerencial; Management simulation; Performance evaluation; Multiple criteria decision aid constructivist; MCDA-C; Avaliação de desempenho; Metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v5n9p153



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