Avaliação de empresas pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado: o caso da Aracruz Celulose S/A

Autores

  • Paulo Aguiar do Monte Universidade Federal da Paraíba
  • Pedro Lopes Araújo Neto UNB
  • Thaiseany Freitas Rego UNB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n11p37

Resumo

As mudanças observadas na estrutura econômica do Brasil e mundial acarretaram a necessidade da escolha e adoção de um processo de avaliação de empresas que determinasse o valor justo das organizações. Dentre os métodos de avaliação, o maior destaque foi dado à metodologia do Fluxo de Caixa Descontado (FCD) que se baseia no desconto dos fluxos futuros de caixa. Neste contexto, o presente artigo tem o objetivo de estimar o valor econômico da Aracruz S.A. a partir das informações contidas em seus demonstrativos contábeis, da variação da cotação de suas ações negociadas na BOVESPA, dos índices oficiais de taxas de juros e da taxa de crescimento prevista para o País. O resultado encontrado mostrou que o valor das ações da Aracruz Celulose S.A se aproximou do valor observado pelo método patrimonial, embora tenha se distanciado do valor cotado na BOVESPA, indicando, portanto, a inexistência de goodwill.

Biografia do Autor

Paulo Aguiar do Monte, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto II do departamento de Economia da UFPB. Professor do Programa Multiinstitucional de Mestrado e Doutorado em Contabilidade; Professor do Programa de Mestrado em Economia de João Pessoa.

Pedro Lopes Araújo Neto, UNB

Mestrando em Contabilidade pelo Programa Multiinstitucional de Contabilidade (UFPB, UFRN e UNB)

Thaiseany Freitas Rego, UNB

Mestranda em Contabilidade pelo Programa Multiinstitucional (UFPB, UFRN e UNB)

Downloads

Publicado

2010-01-26

Como Citar

Monte, P. A. do, Araújo Neto, P. L., & Rego, T. F. (2010). Avaliação de empresas pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado: o caso da Aracruz Celulose S/A. Revista Contemporânea De Contabilidade, 6(11), 37–58. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2009v6n11p37

Edição

Seção

Artigos